domingo, 11 de março de 2012

Fazer Apontamento da Sua Antena Usando um Transferidor Escolar Exemplo Satélite Amazonas

Fazer Apontamento da Sua Antena Usando um Transferidor Escolar Exemplo Satélite Amazonas









O pessoal achou interessante o uso do Google Earth para fazer o apontamento/” target=”blank”>apontamento da antena parabólica, me pediram para indicar um modo fácil de fazer toda a configuração da antena, já que apenas apontar a antena não garante nada.

Em complemento a este artigo, leia também como evitar os erros mais comuns no apontamento da antena e fuja do apagão

Então vamos ao caminho fácil das pedras usando apenas um transferidor escolar.


Imprima o Transferidor

Para começar imprima esse transferidor num tamanho razoável para que possa usar ele para ajustar a antena.
Imprima este transferidor e corte ele bem rente ao desenho dele
Imprima este transferidor e corte ele bem rente ao desenho dele
apontar-i11 apontar-c2 apontar-t12
Repare que o transferidor conta 180 graus tanto para um lado como para o outro, nos números grandes e nos pequenos, é a mesma medida, elas apenas invertem de lado, em sentido horário ou anti-horário.

Calcule os Dados de Apontamento da Antena

Para saber em que direção apontar sua antena é só clicar aqui e calcular dos dados com o aplicativo Dishpointer

No exemplo abaixo, para instalar a antena no meio do campo do estádio Serra Dourada em Goiânia-GO, os valores encontrados foram os seguintes, conforme os dados do dishpointer abaixo:
Dados de apontamento da antena para o centro do campo do estádio Serra Dourada
Dados de apontamento da antena para o centro do campo do estádio Serra Dourada

Azimute

Primero vamos nos ater nos dados de azimute. Você entende o que é o Azimute:

As Tvs de Led Na Realidade São Tvs de LCD, Ficou Confuso? Leia mais…

- Azimute é o seguinte: no local onde queremos instalar a antena, se traçamos uma linha em direção ao norte, e assumirmos que essa linha representa o ponto 360º, e se o dispointer me diz que em relação ao norte verdadeiro a antena está em 324º, quer dizer que ou eu teria que dar uma volta completa no circulo de graus e chegar em 324º ou simplesmente tirar 324 de 360 e chegar em -36º.
Pronto, então eu sei que da minha linha apontando para o norte verdadeiro, se eu fizer uma outra linha apontando para -36º, então é para aí que tenho que apontar a minha antena.



E como se faz isso: aí que está um dos “segredos” do mapa Google Earth que está no DishPointer, aquela barrinha que marca o zoom do mapa está sempre apontando para o norte verdadeiro, então ficou fácil de você descobrir onde fica o norte verdadeiro em relação ao local onde você vai instalar a antena na sua casa, faz uma marcação aí no local onde você vai instalar a antena indo pro norte verdadeiro, nem precisa de gps ou bússula.
Pega seu transferidor e vê onde fica o grau que o dishpointer vai indicar para você, aponta a antena pra lá, se quiser uma forma mais fácil ainda, amarra uma linha de barbante da antena pro norte verdadeiro e mede os graus com o transferidor e amarra outra linha indo para onde o transferidor indica em graus, pronto, tem uma linha indicando pra onde apontar a antena.
Veja o Exemplo:
Azimute de 324º = -36º demonstrado no Transferidor sobre indicação do Dishpointer
Azimute de 324º = -36º demonstrado no Transferidor sobre indicação do Dishpointer
Se não viu os -36º no transferidor, repare os números pequenos.
Pronto, resolvido seu problema de Azimute.

Ajustando o LNBF

Vamos partir para corrigir o LNBF e a inclinação da antena.
No artigo em que você calculou os dados para apontamento da antena, no aplicativo Dishpointer, repare que existe um valor chamado LNB Skew, que indica o giro do LNBF em relação linha reta que ele marcaria se estivesse com o cabo apontando para o chão.
No nosso exemplo a posição do LNBF é -34º.195, ou seja, sinal negativo, e o sinal negativo significa que o fio que sai do LNBF tem que ficar apontando para a esquerda. Se fosse sinal positivo ele teria que ficar apontando para a direita.
Amarre uma linha em uma pedra, assim como fazem os pedreiros para colocar as coisas no prumo, levantando o fio vai ficar esticado pra baixo, essa linha indica 0º, pegue o transferidor e rotacione ele em sentido horario até encontrar os graus indicados, neste caso, 34º e um pouquinho, pronto, é nessa posição que deve ficar o LNBF, veja o exemplo:
O LNBF não deve ficar apontando para o chão pois a posição em que o satélite está estacionado em órbita não coincide com esta posição, e quanto mais o LNBF ficar em uma posição que coincida com a posição do satélite, melhor será a recepção.
Veja o exemplo abaixo para a posição do LNBF em -34º, lembre-se, número negativo, cabo do LNBF para a esquerda.
Posição do LNBF em -34º
Posição do LNBF em -34º
Pronto, seu LNBF está na posição correta, agora vamos à elevação.

Ajustando a Elevação da Antena Parabólica

Atenção, a elevação de antenas offset tem uma pequena diferença para a elevação das antenas focal point, se você está apontando uma antena offset leia a dica postada aqui.
Vejam na indicação do Dishpointer a elevação é de 66,2º para este exemplo.
Usando a mesma lógica da linha no barbante, enconste o trasferidor na sua antena, de maneira que ele fique reto com o suporte que segura a cuba da antena, a linha caída deve passar pelo meio da transferido e encontrar o ponto em graus que você obteve, neste caso 66º.
Veja o exemplo:
Ajustando a elevação usando o transferidor
Ajustando a elevação usando o transferidor
Pronto, sua antena está prontinha pra uso, usando apenas o transferidor para se orientar.
Mande fazer uma busca de canais na sua parabólica e seja feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário