quinta-feira, 8 de março de 2012

Xbox 360

Xbox 360

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
XBOX 360.svg
Xbox 360 S.png
Xbox 360 Slim de 250GB
Desenvolvedor Microsoft
Família do
produto
Xbox
Tipo Console de videogame
Geração 7ª geração[1]
Lançamento
Unidades
vendidas
55 milhões(até 07 de Junho de 2011)[2]
Mídia HD DVD
DVD
(para filmes, jogos e retrocompatibilidade com Xbox)
CD
(para música)
CPU PPC Tri-Core 3.2 GHz - "Xenon"[3]
Capacidade de
armazenamento
Disco rígido: 20, 60, 120, 250 e 320 GB
Cartão de memória
: 64, 256 ou 512 MB
Interno
: 128 MB
Memória 512 MB DDR3 RAM
Gráficos ATI Xenos
Controladores 4 gamepads (2.4 GHz wireless)
Conectividade Ethernet, USB 2.0, Porta IV, Wi-fi
Serviços
online
Xbox Live
Jogo mais
vendido
Call of Duty: Modern Warfare 3 (9.3 milhões) (no 1º dia) [4] Halo 3, 7 Milhões (no 1º dia) [5]
Retrocompa-
tibilidade
Xbox (parcial)
Antecessor Xbox
Página oficial Site oficial do Brasil
Site oficial de Portugal
Xbox 360 é um console de jogos da sétima geração de consoles de videogames produzido pela Microsoft e lançado em 22 de Novembro de 2005 nos Estados Unidos, em 2 de Dezembro de 2005 na Europa e em 10 de Dezembro de 2005 foi lançado no Japão. É sucessor do XBox e segundo console da Microsoft, concorrendo com os consoles PlayStation 3, da Sony e o Wii, da Nintendo.[carece de fontes]
As características principais do Xbox 360 são o seu serviço Xbox Live que permite aos jogadores competir online, baixar jogos arcade, demos de jogos, trailers, shows de TV, música e filmes. O Xbox 360 também oferece acesso à serviços de streaming de mídia, tais como Netflix, UFC e ESPN nos EUA ou Sky no Reino Unido.[carece de fontes]
No dia 28 de Março de 2007 a Microsoft anunciou o lançamento, dia 29 de Abril nos Estados Unidos, de uma terceira versão do console, o Xbox 360 Elite.[6] No dia 4 de novembro de 2010, oficialmente foi lançado a nova versão chamada de Xbox 360 S (popularmente conhecida como Xbox 360 Slim) juntamente com o exclusivo Sensor de Movimentos Kinect.

Lançamento

O Xbox 360 foi apresentado no programa Xbox Revelation também chamado de Xbox 360 Revelation na MTV em 12 de Maio de 2005, com detalhes a respeito do lançamento e jogos divulgados uma semana depois na E3. No Brasil, o Xbox 360 é vendido oficialmente pela Microsoft desde 1 de dezembro de 2006 tornando-o o primeiro console de jogos a ser comercializado diretamente por seu fabricante no país.[7]

Especificações de hardware

Componentes do Xbox 360 Arcade.
A nova versão tem três núcleos independentes cada um com capacidade para processar ate 29 threads simultaneamente - permitindo que diferentes cálculos como inteligência artificial, simulação de física e outros possam ser feitos paralelamente sem sobrecarregar o sistema. A grande quantidade de memória "do cache" acelerará o gerenciamento dessas operações.[carece de fontes]
A placa de vídeo da ATI representa uma nova geração do hardware da empresa, oferecendo mais poder do que seus produtos atuais.[carece de fontes] Os 512MB de memória do console são partilhados com o processador central, mais 10MB de memória exclusiva para a placa gráfica garantem que alguns aspectos mais importantes não atrasem todo o sistema. Por isso mesmo, a comunicação entre memória e o processador será extremamente rápida. Mas o verdadeiro herói anônimo é o elaborado sistema de "shaders". Ele permitirá diversos efeitos especiais como simular aparência de pêlo, reflexos e outros pequenos detalhes que aumentam o realismo visual sem sobrecarregar o aparelho.[carece de fontes]
As interfaces de áudio e vídeo permitem (e, de fato, garantem) que todos os jogos ofereçam imagens da qualidade das TVs de alta definição e som Surround da mais alta qualidade. Essa padronização garante que todos os títulos explorem essa nova geração de aparelhos de áudio e vídeo.[carece de fontes]
O Xbox 360 utiliza um drive de DVD convencional que consegue ler discos de vários tipos: desde DVD de filmes até CDs com MP3. O drive não é capaz de gravar, mas consegue ler discos gravados nos diferentes padrões. Com isso, o console reproduz filmes, música e fotos. Através de uma ligação em rede com computadores utilizando partilha de pastas, USB ou Wi-Fi (rede sem fios), o console poderá servir como uma estação para reproduzir dados armazenados no computador, câmera digital ou leitor de MP3.[carece de fontes]
A integração do sistema online será ainda maior no novo aparelho, permitindo que mesmo usuários que não pagam pelo serviço Xbox Live tenham acesso a alguns dos seus recursos. A nova geração da rede traz microtransações (permitindo aos jogadores venderem seu próprio conteúdo), download de demos, vídeos e música e um sistema de perfis e comunicação extremamente melhorado.[carece de fontes]
Os comandos funcionam agora sem fios, e usam duas pilhas AA recarregáveis ou bateria adquirida separadamente. Usando as portas USB é possível recarregá-las através do próprio console (e o sistema até avisa quando a carga fica fraca). É possível jogar com o comando enquanto as pilhas recarregam, através da ligação USB. O comando em si é quase idêntico ao atual, apenas trocando os botões Preto e Branco por dois novos botões de ombro acima dos gatilhos L e R.[carece de fontes]
Especificações técnicas
CPU GPU
Taxoimagem.png IBM PowerPC
Frequência de clock:
3,2 GHz
Lisura:
Barramento:

  • Três núcleos simétricos em execução
  • Dois hardware threads por núcleo; seis hardware threads no total
  • Uma unidade de vetor VMX-512 por núcleo; três no total
  • 256 registros VMX-128 por thread de hardware (não existe menor que essas configurações para o SLIM)
  • Cache L2 de 1 MB
  • 1,0 mil de operações de produto escalar por segundo
Taxoimagem.png ATI Xenos

  • 500 milhões de triângulos por segundo
  • Fillrate de 32 gigasamples por segundo usando 4x MSAA
  • 96 bilhões de operações shader por segundo
  • 10 MB de DRAM incorporado
  • Pipelines de shader programadas dinamicamente com ponto de flutuação paralelo de 96 saídas
  • Arquitetura de shader unificada
  • 500 MHz
Áudio Mídia
Canais de áudio:
256

  • Saída de som surround de múltiplos canais
  • Suporta 48KHz de áudio de 16 bits
  • 320 canais de descompressão independentes
  • Processamento de áudio de 32 bits
DVD.png DVD-DL
Capacidade normal:
9.5GB

Memória
  • 512 MB de 700 MHz GDDR3 RAM
  • Arquitetura de memória unificada (Não existe menor para o SLIM)
Largura de banda de memória
  • Largura de banda de barramento de interface de memória de 22,4 GB por segundo
  • 512 GB por segundo de largura de banda de memória para EDRAM
  • 43,2 GB por segundo de barramento front-side
Desempenho geral do sistema de ponto de flutuação
  • 2,4 Teraflop
Armazenamento
  • Disco rígido de 250 GB atualizável e removível
  • Suporte de unidade de memória iniciando em 128 MB
  • Pen-drives (Máx. 16 GB para utilização)
Entrada/Saída
  • Suporte para até quatro controles sem fios ou dois conectados diretamente ao console
  • Três portas USB 2.0
  • Dois slots de unidades de memória (Removidos no modelo SLIM)
  • Todos os jogos com suporte para 4:3 e 16:9 e suporte a resolução: 480i, 480p, 720p, 1080i e 1080p.
  • Leitor com suporte para DVD-video, DVD-Rom, DVD-R/RW, CD-DA, CD-Rom, CD-R, CD-RW, WMA CD, MP3 CD, JPEG photo CD.
  • Frente colorida personalizadas, chamadas de "FacePlate".
  • Disco rígido removível de 20GB, 60GB, 120GB e recentemente 250GB.
  • Conectividade Wi-Fi no Xbox 360 S (Slim)
  • Câmera opcional
  • Compatível com o Sensor Kinect (Sensor de Movimentos)

A diferença entre as versões

Atualmente apenas 2 kits do Xbox 360 são comercializados, a versão Slim 250GB e 4GB com o Kinect.
Algumas diferenças entre as versões estão na tabela abaixo:

Xbox 360 Elite
Xbox 360 Arcade
Xbox 360 Slim (Versão de 4 GB interno e versão com Kinect)
Xbox 360 Slim (Versão com HD de 250 GB)
Disco Rígido Removível Sim, 120 GB Memoria interna de 512 MB (HDD Removível pode ser comprado separadamente)
Memoria interna de 4 GB (HDD Removível pode ser comprado separadamente)
Sim, 250 GB
Cabo Ethernet Sim Não (Pode ser comprado separadamente) Não (Pode ser comprado separadamente) Não (Pode ser comprado separadamente)
Cores Padrão do Gabinete Preto e Cinza Branco e Cinza Preto e Branco Preto Metálico
Tipo do Gabinete Plástico Plástico Acrílico Acrílico
Acabamento do leitor de DVD cromado Sim Não (Pode ser colocado separadamente) Não Não
Xbox Live headset Sim (Preto) Não (Pode ser comprado separadamente) Não (Pode ser comprado separademente) Sim (Preto)
Xbox Live Sim Sim Sim Sim
Numero de controladores
simultâneos
4 4 4 4
1º mês de experiencia
gratuita do Xbox Live Gold
Sim Sim Sim Sim
Controle sem fio Sim, 2.4 GHz (Preto e Cinza) Sim, 2.4 GHz (Branco e Cinza) Sim, 2.4 GHz (Preto) Sim, 2.4 GHz (Preto)
Porta HDMI Sim Sim (Somente nas versões Zephyr, Falcon e Jasper) Sim Sim
Cabos de Vídeo Incluídos Cabo de Vídeo Composto e HDMI Cabo de Vídeo Composto Cabo de Vídeo Composto Cabo de Vídeo Composto
Pronto para o Kinect Não (É necessário um adaptador que vem na caixa do Kinect) Não (É necessário um adaptador que vem na caixa do Kinect) Sim Sim
Rede sem fio (Wi-fi) Não (Adaptador pode ser comprado separadamente) Não (Adaptador pode ser comprado separadamente) Sim Sim
Slim Não Não Sim Sim
Preço Estoques esgotados Estoques esgotados US$ 199 (EUA) R$ 799,00 (Brasil) US$ 299 (EUA) R$ 1.099,00 (Brasil)
Em Produção Não Não Sim Sim
Versões anteriores do console Pro, Premium e Core, acompanhavam diferentes acessórios e configurações também foram retiradas de mercado. Outros pacotes especiais foram distribuídos pela Microsoft, incluindo versões do jogo Call of Duty Modern Warfare 2, Halo 3, Resident Evil 5 e outros. Algumas funções das quatro versões:
  • Jogos da Xbox 360™.
  • Jogos da Xbox (ver lista de compatibilidade)
  • Reproduz Filmes em DVD.
  • Reproduz CD de Música.
  • Ligar Dispositivos removíveis via USB e reproduzir Imagens, Músicas e Vídeos.
  • Reproduz músicas, vídeos e imagens de um computador em rede com Windows XP, Windows Vista ou Windows 7.
  • É compativel com Windows Media Center (Windows XP MCE, Windows Vista Home Premium e Ultimate ou Windows 7 Home Premium e Ultimate)

Placas

Em virtude da grande quantidade de aparelhos defeituosos, o Xbox 360 sofreu diversas modificações de hardware. As alterações incluíam modificações na CPU, GPU, sistema de ventilação e diferentes tipos de alimentação de energia. Todos os aparelhos fabricados podem ser classificados de acordo com seu tipo de placa-mãe e configurações, pelos codinomes Xenon, Zephyr, Opus, Falcon, Jasper e Valhalla. As principais formas de identificar o console por esta nomenclatura são:

Xenon
Zephyr
Opus
Falcon
Jasper
Valhalla (Xbox 360 Slim)
Data de fabricação 2005-2007 2007-2008 2007-2008 2007-2008 2008-2010 2010-2011
Fonte de Alimentação 203W 203W 175W 175W 150W 135W
Saída HDMI Não Sim Não Sim Sim Sim

Acessórios oficiais

  • Xbox Live Vision
  • HDD 250 GB Vendido até agora em edições especiais e agora incluído no novo Xbox 360 Slim
  • HDD 120GB (Incluído na versão Elite)
  • HDD 20GB
  • HD-DVD Drive Externo (fora de linha)
  • Controle Sem Fio
  • Controle Com Fio
  • HeadSet Com Fio
  • HeadSet Sem Fio
  • Controle Remoto para Reprodução de Filmes
  • Faceplate Removível (apenas para o modelo antigo)
  • Cabo VGA
  • Cabo HDMI
  • Xbox 360 Wireless Networking Adapter (Adaptador de redes sem fios)
  • Xbox 360 Wireless Racing Wheel (Volante de corrida sem fio)
  • Xbox 360 Quick Charge Kit
  • Xbox 360 Play And Charge Kit
  • Xbox 360 Messenger Kit
  • Unidade de Memória (Memory Unit) 64MB
  • Unidade de Memória (Memory Unit) 512MB
  • Unidade de Memória (Memory Unit) 256MB (Incluído na versão Arcade)
  • Unidade de Memória (Memory Unit) 2G (expansivel por cartões SD)
  • Luminous Fish
  • Kinect (Sensor de detecção de movimentos)

Defeitos

O Xbox 360 está sujeito a numerosos problemas técnicos. Desde o lançamento do console, em 2005, usuários reportaram preocupação sobre a taxa de falha dos aparelhos. Para dar suporte aos clientes com consoles defeituosos, a Microsoft estendeu a garantia do aparelho para três anos, para erros que se incluem em "falha geral de hardware". Esta é reconhecida quando os três quadrantes ao redor do botão liga/desliga do console ficam vermelhos e piscando. O erro também é conhecido como "anel vermelho da morte" (Red Ring of Death) ou 3RLs (Three Red Lights - Três Luzes Vermelhas/Três Luzes da Morte). Em abril de 2009, a garantia se estendeu também para erros relacionados ao código E74. A extensão da garantia não cobre outros quaisquer tipos de falha que não geram esses específicos códigos de erro.[carece de fontes]
Esse problema ocorre por superaquecimento da GPU (3RLs) ou por falha da mesma GPU.
Desde que estes problemas surgiram, a Microsoft vem tentando modificar o console para melhorar sua confiabilidade. As modificações incluem uma redução no número, tamanho e lugar dos componentes, adição de epóxi nos cantos e nas bordas da CPU e GPU como cola para prevenir movimentos relacionados à placa durante muito calor, e um segundo dissipador de GPU. Ainda não está claro se estas modificações foram adicionadas apenas em consoles reparados pela Microsoft ou se elas também foram adicionadas a Vendas

O Xbox 360 começou a produção em apenas 69 dias antes do lançamento[8]. Como resultado, a Microsoft não foi capaz de fornecer sistemas suficiente para atender a demanda dos consumidores inicial na Europa ou América do Norte e muitos clientes potenciais foram incapazes de comprar um console no lançamento. Quarenta mil unidades apareceram no eBay durante a semana inicial de lançamento, 10% da oferta total. [carece de fontes]
Na E3 em Maio de 2006, Bill Gates anunciou que a Microsoft teria uma vantagem de 10 milhões de unidades até o momento que a Sony e a Nintendo entram no mercado.[carece de fontes]
As vendas acumuladas desde o lançamento do sistema até 30 de junho de 2007, foram previstas para chegar a 12 milhões de unidades, abaixo 13-15 milhões de unidades estimado anteriormente. Sendo lançado um ano antes dos seus concorrentes, o Xbox 360 foi o líder de mercado em todo o primeiro semestre de 2007, no entanto, em 12 de setembro de 2007, foi noticiado pelo Financial Times que o Xbox 360 tinha sido ultrapassado pelo Wii em termos das vendas do console em todo o mundo.
Em 4 de outubro de 2007, após o lançamento do Halo 3, a Microsoft declarou que as vendas do Xbox 360 mais que dobraram em relação à média anterior. De acordo com o NPD Group, o Xbox 360 superou o Wii no mês de setembro, nos Estados Unidos, lançamento do Halo 3, que vendeu 3,3 milhões de cópias nos EUA em um período de 12 dias. O Xbox teve vendas de 528.000 unidades em setembro, enquanto o Wii teve vendas de 501.000 unidades.[carece de fontes]
Em 28 de maio de 2009, a Microsoft anunciou que as vendas ultrapassaram os 30 milhões de unidades, afirmando que 2008 foi "o melhor ano da história da Microsoft" também devido ao aumento de usuários do Xbox Live.[carece de fontes]
Em 06 de janeiro de 2011, a Microsoft declarou que o Xbox 360 vendeu mais de 50 milhões de unidades em todo o mundo durante a CES 2011. Eles também afirmaram que o Kinect vendeu cerca de 8 milhões de unidades, 3 milhões a mais do que o previsto, nos primeiros 60 dias no mercado. Eles também afirmaram que a Xbox Live agora tem mais de 30 milhões de usuários, isso torna 2010 como o melhor ano até hoje para o console Xbox.[carece de fontes]
Desde o início do ano, o console está no topo da lista entre os consoles domésticos, no mês de maio de 2011, foram vendidas 270 mil unidades[9]. Já no mês de julho de 2011, ouve uma queda em relação ao mesmo período de 2010, mas o console ainda continua na liderança de mercado dos EUA com 45% de Kinect

Kinect (antes chamado de projeto natal pois o criador do Kinect Alex Kipman, brasileiro, nomeou com o nome de sua cidade Natal) é o nome do sensor de movimentos compatível com o Xbox 360. Foi anunciado pela primeira vez em 1º de junho de 2009 na E3 (Electronic Entertainment Expo). Este periférico habilita o usuário a controlar e interagir com o Xbox 360 sem a necessidade de um comando por um joystick. Ao invés disso, são usados gestos, sinais de voz e/ou objectos e imagens. O Kinect é compatível com todos os modelos actuais.O Kinect chegou nos EUA em 4 de novembro de 2010, no Brasil em 18 de novembro. Ao chegar ao Brasil, o Kinect ainda não teve reconhecimento de voz (que identifica a pessoa pela voz) em português, "ele terá de ser atualizado com o tempo", diz a Microsoft Brasil. [carece de fontes] Conforme o próprio manual do aparelho, a iluminação da luz do sol afeta o Kinect. Isto ocorre pois um dos sensores do aparelho é um sensor infravermelho e ele recebe interferência do calor da luz do sol[11].

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