sexta-feira, 9 de março de 2012


'Sky gato' está de volta e veio para ficar

Redação/GD News

A “Sky Gato” está de volta e agora parece que veio para ficar. Desde que os “gateiros” conseguiram captar o sinal do satélite das TVs por assinatura, a telefônica responsável pela transmissão de sinal tem realizado diversas tentativas no intuito de impedir essa prática que tem se tornado cada vez mais comum em nossa região, devido à proximidade com o Paraguai.


O antigo “gato” descoberto pela telefonia, necessitava de atualização quinzenal. Um usuário que não quis se identificar, conta como era feito o procedimento. “Nós tínhamos que simplesmente comprar uma antena e um receptor - no Paraguai -, entravamos em um fórum na internet pegava a senha e pronto, já tinha sinal de novo, mas logo começaram a sair do ar, eles bloquearam tudo e quem comprou perdeu o aparelho”.


Assim que a responsável pela transmissão do sistema conseguiu bloquear a atualização, por meio de um sinal criptografado, no meio do ano passado os “gateiros” burlaram mais uma vez o sistema de segurança. Lojas do país vizinho – Paraguai – começaram a vender um novo equipamento eletrônico que libera de forma atualizada todos os canais bloqueados.


Segundo informações de quem usou, junto com o decoder Pro-Box, o cliente adquire outro equipamento que será acoplado ao receptor e á uma linha de internet, e assim as atualizações acontecem automaticamente. A façanha durou pouco, e mais uma vez o sinal foi bloqueado; a telefonia colocou o sinal em um satélite e a senha de atualização em outro.


Mas não demorou muito e um novo sistema de “Sky Gato” parece estar funcionando. Para se ter o sinal é preciso o uso de duas antenas, um receptor e um dongle, outro equipamento descoberto para a decodificação de sinal.


Um funcionário público de Naviraí que pediu anonimato descobriu um meio que além do sinal conseguido da Via Embratel, é possível se conectar a outros satélites. “Eu tenho disponível mais de 500 canais, e ainda descobri um jeito de conectar a antiga antena parabólica no receptor da Sky, que pega outros canais sem precisar ficar atualizando” explicou.


Todo equipamento pode ser encontrado no Paraguai por preço que varia entre R$ 250,00 a R$300,00 mais o custo de instalação.


Crime – Segundo o relações públicas da Polícia Civil, Jéferson Nereu Lupe, quem for flagrado usando TV a cabo de forma clandestina pode responder pelo furto do uso do sinal. Ele explica que o crime é semelhante ao “gato” de energia. “Se alguém for flagrado nessas condições, poderá perder o equipamento e responder pelo furto”, explica.



Entretanto, Jéferson admite que é muito difícil comprovar o crime, porque para que alguém seja autuado por isso é necessário que os policiais encontrem o aparelho em funcionamento e a antena virada para o satélite, e confirmem que o usuário não possui liberação para usar o sinal.


Segundo o policial, não existe registro na Polícia sobre esse tipo de ocorrência, pois para que algo se configure como crime é necessário que haja vítimas. E, nesse caso, as vítimas são as empresas que administram o sinal.


Enquanto a solução não aparece, as operadoras temem que a Justiça considere o receptor desbloqueado como inovação tecnológica, e não como produto pirata.


Como forma de tentar combater essa prática, algumas operadoras tentam atrair esse público com descontos e agora também com a opção do ponto, onde cada cliente pode adquirir até quatro equipamentos e dividir o valor do pacote. “Dessa forma eu voltei a pagar pelos serviços, pois fica um preço justo e compatível com meu orçamento”, revela um comerciante que também preferiu não se identificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário